quarta-feira, 20 de junho de 2007

ERRAR, QUESTIONAR É CONSTRUÇÃO????

Precisamos construir em sala de aula que se considere "Legal" experimentar,fazer tentativas, cometer erros,fazer perguntas,usar a imaginação e falar o "como" da aprendizagem.
Neste interim os educandos são vistos como parceiros em processo de descoberta. precisamos criar uma parede de questionamentos.
Precisamos criar um "Diário de Exploração" no qual regularmente(educandos e educadores)reflitam sobre os altos e baixo da aprendizagem. Neste diário poderia constar os seguintes questionamentos: O que achei mais dificil? Como superei esta dificuldade?,O que aprendi sobre ser um bom aprendiz?,Quando mais eu poderia utilizar esta estratégia?.E assim ir criando tanto questionamentos quanto necessitarmos.
Não é mais possível no século XXI, trabalharmos com conteúdos e respostas prontas e acabadas. Precisamos trocar experências e reaprender a ensinar.
Precisamos aprender a lidar com os problemas, pois ele é sempre uma descoberta a ser feita...
Finalizando somente gostaria de deixar registrado a último paragrado de Stephen Kanitz "Se você pretende ser útil na vida, aprenda a fazer boas perguntas mais do que arrogantemente ditando respostas. Se você é estudante(penso que seremos eternamente estudante)lembre-se de que não são as respostas que são importantes na vida,são as peguntas."
Então questione sempre e sempre...

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Darli,

Parabéns pelas suas reflexões.
Numa capacitação continuada é imprescindível a participação efetiva do professor na etapa em EAD a fim de também contribuir e trocar idéias com seus pares.

Contamos com você hoje à tarde na 2ª etapa presencial deste curso.

Abraço.