quinta-feira, 5 de julho de 2007

PROJETO DE APRENDIZAGEM/CONTEÚDOS/AVALIAÇÃO

Após a leitura dos textos podemos afirmar que os contéudos e a avaliação a partir de um Projeto de Aprendizagem(P.A.),são desenvolvidos de forma dinâmica,prazerosa, eficiente e eficaz,pois professores e alunos são protagonistas e eternos aprendizes no processo ensino aprendizagem.
Gostaríamos de deixar registrado uma parte significativa de um dos textos que diz o seguinte:
"As informações , o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os Projetos de Aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos de alunos e professores pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder as "dúvidas temporárias" e nas certezas provisórias" encontram-se enredados na construção da aprendizagem, pelos nós da cooperação". Isto significa que o trabalho colaborativo é de suma importância, não somos e não podemos ser uma ilha, precisamos e precisaremos sempre um do outro,pois não somos os únicos detentores de todo o saber. Não sabemos tudo e não sabemos nada.Sabemos sim, um pouco de cada situação,por este motivo precisamos e sempre precisaremos do outro, ou seja, o ser humano é eminentemente social e por este motivo devemos trabalhar utilizando este paradigma.
Para que a melhoria da qualidade de ensino se efetive precisamos realizar um trabalho de forma interdisciplinar. Lembrando sempre que não poderemos trabalhar com conteúdos descontextualizados e mortos, pois é a partir dos conhecimentos prévios dos alunos,das inquietações, das interrogações é que poderemos e deveremos iniciar o nosso trabalho.
Somente gostaríamos de deixar frisado mais uma vez que a avaliação não acontece de forma pontual, ela dinâmica e processual, faz parte de todo o enredo do processo ensino-aprendizagem. A auto-avaliação dos envolvidos no processo(professores e alunos) é de suma importância para o sucesso do projeto de aprendizagem.

4 comentários:

disse...

DARLI,

Como incutir nos Professores que os PROJETOS DE APRENDIZAGENS devem ser desenvolvidos durante o processo de ensino-aprendizagem para auxiliar na construção do saber?

Um abraço.

amorim disse...

Só poderemos incutir nos Professores que os Projetos de Aprendizagem devam ser desenvolvidos durante o Processo Ensino-Aprendizagem quando os mesmos perceberem que o Currículo posto não está atendendo aos interesses dos educandos e da maioria dos educadores. Os Professores poderão estar desenvolvendo um Projeto Piloto, de forma interdisciplinar, com um Mapa Conceitual e elaborando um Projeto de Aprendizagem. O assessoramento deverá ocorrer durante todo o Processo Ensino-Aprendizagem para que possam enumerar as contribuições deste trabalho. E assim sendo, estar construindo um novo Currículo.

NTE Brusque disse...

Olá Darli,

Que bom que vc e a Nô já estão realizando as interações.

Quanto a resposta da instigação feita pela sua parceira é para ser postada na página do seu Blog e não aqui nos comentários.
O espaço de comentários é para os colegas.

Abraço

disse...

Darli,

Primeiramente, se faz necessária uma mobilização da escola em função do Currículo: o oficial e o oculto. Para a realização desta atividade, sugerimos que sejam feitos Dias de Estudos, Conselhos de Classe ou Reuniões Pedagógicas.
Acreditamos que os Professores poderão participar de forma ativa e prazeroa, a partir do Mapa Conceitual - certezas provisórias e dúvidas temporárias - que abrangerá as necessidades e interesses dos educandos, educadores (conteúdo programático), bem como de toda a sociedade próxima à Unidade Escolar. Já vislumbramos a contrução de um novo Currículo através da realização deste Curso e também pelo programa Salto para o Futuro, que se encontram trabalhando na mesma linha, ou seja, com Mapa Conceitual e Projeto de Aprendizagem. Sem dúvida alguma, esta possibilidade da tríade - ação-reflexão-ação - está sendo concretizada.